quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROJETO: "REPÓRTER POR UM DIA."


Esse foi o resultado da construção do gráfico:



Momento da entrevista entre os alunos:




Clique para ver maior:





Observação: É importante dizer que a folha de entrevista foi xerocada frente e verso para facilitar o manuseio dos alunos.



Minha intenção nesse projeto foi trabalhar GRÁFICOS com meus alunos de 6 anos.

Foi uma experiência maravilhosa!!!

A princípio pensou-se em fazer essa pesquisa na própria família do aluno, porém, percebi que seria melhor se fosse realizada na própria escola, com alunos de duas salas de aula vizinhas da nossa, promovendo relações interpessoais entre eles.

Como o tema alimentação é muito amplo, optou-se por abordá-lo de uma maneira bem simples para que os alunos pudessem se localizar dentro do conteúdo na medida em que eles viam, através de figuras, os alimentos comumente ingeridos por eles em seu dia-a-dia.

Como ponto positivo, destaca-se a construção de conceitos matemáticos, tais como: idéias de juntar, contagem de números, noção de quantidade; a aquisição de conhecimento, isto é, no trato com o outro, na oralidade, noção da profissão de um repórter, adquirida ao longo do trabalho de pesquisa feito pelos alunos e a interação com outros atores da escola.

Observação: Optei por não citar bebida alcoólica na pesquisa em razão de ser algo que causa dependência e outros danos a todos, embora no ambiente familiar das crianças, seja comum esse tipo de bebida.

Professora Delair.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PRODUÇÃO DE TEXTO.

QUEM SERÁ QUE MORA NESSA CASINHA ?


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GINCANA DA LEITURA

Fizemos essa Gincana na época dos Jogos Olímpicos. A turma foi dividida em grupos. Cada grupo escolheu um nome que o representasse: Turma das Raposas, Turma da Maçãs, Turma do Leões, Turma do Mascote e Turma dos Gatos.
Foi muito legal. No final da gincana todos ganharam prêmios.
Professora Delair.


A premiação final: todos venceram!
Observe o quadro de medalha ao fundo. O Projeto Caráter no lado esquerdo da parede também postado nesse Blog.


Produção dos alunos referentes à 6ª etapa da gincana: Ilustração de uma música, no caso : Leão - CD Arca de Noé.





Planejamento:
Este Plano de Ação apresenta-se na forma de “Gincana da leitura, contemplando a leitura, escrita e a oralidade.
Sabe-se que o aperfeiçoamento da leitura e escrita leva o ser humano a se comunicar de forma clara, objetiva, argumentando com um maior conhecimento de causa sobre os temas que lhe são apresentados.

OBJETIVOS:

 Compreender diferentes gêneros textuais;
 Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
 Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
 Favorecer a estabilização de formas ortográficas;
 Permitir produções orais, escritas e em outras diferentes formas de linguagens tais como: cênicas, musical, plásticas dentre outras.

CONTEÚDOS:

 Produção de textos
 Estudo de textos
 Teatro
 Reconto
 Reescrita
 Prática da Leitura
 Análise e reflexão da língua
 Gêneros literários

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

As atividades propostas justificam a observação feita anteriormente em uma sala de aula onde os alunos demonstraram pouco estímulo à leitura. Gêneros textuais variados, como textos pessoais (cartas, bilhetes), literários (poesia, contos, crônicas), interpretações de imagens, produção de textos em linguagem verbal (oral e escrita) e não verbal (gestual, musical, plástica e cênica) serão utilizados com o propósito de estimular os pequenos leitores na busca, interesse e aquisição de hábitos de leitura, favorecendo o conhecimento e tornando-os reflexivos e críticos.

METODOLOGIA:

1. Apresentar Plano de Ação aos alunos demonstrando através de conversa informal as intenções e objetivos a serem atingidos através da gincana da leitura.
2. Visitar a biblioteca, pesquisar e coletar diferentes fontes de informação.
3. Montar um mural e um canto de leitura na sala de aula.
4. Levantar hipóteses, junto com os alunos, para a escolha do título definitivo da gincana e o nome de cada grupo.
5. Criar coletivamente regras para o andamento da gincana.
6. Promover recontos, produções de textos, ilustrações e pesquisas ao longo da gincana.

1ª Etapa da Gincana:
Escrever uma carta para alguém com um tema escolhido pelas turmas competidoras. Haverá um sorteio de vários temas. OBS: Como estávamos com o Projeto Caráter em andamento os alunos escolheram o tema: "Devemos sempre falar a Verdade".

2ª Etapa:
Leitura de um conto. Os grupos farão o reconto. O melhor e mais detalhado ganhará essa etapa.

3ª Etapa:
Leitura e interpretação de uma poesia através de ilustrações e declamação.

4ª Etapa:
Após analisar uma imagem, produzir um texto sobre aquele tema.

5ª Etapa:
Representação teatral de uma crônica ou fábula adaptada.

6ª Etapa:
Ilustração ou Pintura da letra de uma música.

7ª Etapa:
Pesquisa sobre algum animal, com confecção de cartaz e produção textual.

8ª Etapa:
Ditado com desenhos variados para consolidação da ortografia. A turma que acertar mais palavras ganhará essa etapa.

RECURSOS:

Livros de histórias infantis e de outros gêneros, panfletos, jornais, tesoura, lápis, borracha, cola, tintas, pincéis, computador, fantasias, vídeos, aparelho de CD, instrumentos musicais.

AVALIAÇÃO:
Será feita ao longo da gincana. Haverá também:
 A correção coletiva das produções de textos
 Auto-avaliações feitas pelos alunos e professora
 Será dada premiação para o 1º, 2º e 3º lugares da gincana.

RESULTADOS ESPERADOS:

Ao final da gincana espera-se que os alunos tenham adquirido hábitos de leitura, escrita, pesquisa, expressão, oralidade e socialização de uma forma prazerosa, consolidando os conteúdos atitudinais que implicam em atitudes de valores éticos e morais como solidariedade, tolerância, liberdade, igualdade, pacifismo; conceituais, onde eles estarão expondo o que sentem e pensam levando às reflexões e criticidade; procedimentais evidenciando nas atividades práticas, isto é, no aprender fazendo e que seja útil em sua vida escolar e social.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PAINÉIS VARIADOS

Contação de história:
Essa foi uma experiência maravilhosa: Contei a história "O CASO DA BORBOLETA ATÍRIA" para meus alunos e foi marcante tanto pra mim quanto pra eles.
Cada dia eu lia um capítulo e pesquisava na internet cada inseto que aparecia na história.
Eu imprimia e levava para eles conhecerem depois pregava no Painel. Mas não foi só isso: fizemos um livro sobre a história. Cada dia produzíamos um resumo do capítulo e ilustrávamos.
Professora Delair






Painel de Boas Vindas: esse painel recriei quando o vi na internet.



Painel de Conto:
TICO - TICO E SEUS FILHOTES.




Conto: GIGI, O GIRASSOL.