sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Caráter RETIDÃO

Esse foi o quarto tema do Projeto Valores do Caráter: a RETIDÃO.

Novamente contei a história de uma garça que tomou uma decisão importante.


Desenho da garça para colorir.

Coroa da retidão: meus alunos coloriram e enfeitaram com brocal.

Alunos com a coroa da Retidão:



Usei esse desenho para fazer o modelo do xerox abaixo.
Lema: Não falar o que é mal, não ouvir o que é mal, não ver o que é mal.

Cique novamente para ver melhor.

Conto: A GARÇA AMIGA.

Era uma vez uma garça que vivia sozinha e suja. Magra, ela vivia pelo pasto comendo o que encontrava pelo chão e dormindo ao relento. O pêlo branco era marrom de tão sujo. Os pardais, dos lugares por onde ela passava, riam dela e ameaçavam voar atrás dela só para vê-la sair em desabalado vôo.
Um dia a garça chegou a um lugar divido por um rio. Pousou e ficou olhando para o outro lado como se quisesse atravessar. Do outro lado havia uma casinha de sapê na qual morava uma menina com os pais. A garotinha, olhando para a margem direita do rio, viu a garça. Com um apito ela chamou a ave. Então a garça jogou-se na água, e chegando até a menina, recebeu comida, carinho e um banho que fez aparecer a sua verdadeira cor.
Mas, na margem direita do rio, havia uma casa feita de tijolos, e a menina, que ali morava, também viu a garça, porém não lhe deu importância. Numa manhã de sol quente, a garotinha do lado direito, sentada à margem do rio, viu, do outro lado, a garça branquinha brincando com a pequenina que morava do lado esquerdo do rio. Ela, falando consigo mesma, disse:
“Aquela é a garça feia que parecia marrom e que estava pousada aqui, bem na frente a minha casa. Portanto ela me pertence.”
E trilou um apito forte. A garça largou a brincadeira e, jogando-se na água, foi ter com a menina da direita que o encheu de comida e de carinhos. As duas crianças, então, fizeram um acordo: um dia a garça ficava na margem esquerda, outro dia, na direita, e um dia a garça teria de escolher onde queria viver para sempre. O tempo foi passando e os cuidados, dispensados pelas duas crianças, fizeram dela uma garça gorda e preguiçosa. Ela já nem sabia mais pescar seus peixes no rio.
Tempos depois, estando ela do lado esquerdo do rio, ouviu soar o apito do lado direito. Lembrou-se que era o dia da escolha. Ansiosa, lançou-se na água para atender ao chamado, mas quando estava bem no meio do rio trilou o apito do lado esquerdo. E agora? Resolveu voltar. O apito do lado direito soou com mais força.
“Meu Deus! O que eu faço?” murmurava ela, no meio do rio, igual a uma barata tonta. Seu cérebro soltava faíscas de tanto que pensava sem tomar decisão alguma:
“Eu amo a menina da esquerda, assim como amo a da direita; gosto da casa do lado direito e da casa do lado esquerdo... e se for a do lado direito a melhor...? Será que posso viver nas duas...? ...esquerda, direita, direita, esquerda...” – martelava a sua cabeça.
Diante de tão crucial escolha, ele não prosseguia nem para a esquerda nem para a direita. Ficou ali na água, como um pedaço de tronco ao sabor da correnteza.
O rio, que já não agüentava mais tanta indecisão, falou com voz trovejante:
____“Criatura, se não sabes o que tu queres, se vais ou se ficas, vou te levar para as terras do “Lugar Nenhum”. Lá, talvez, tomes alguma decisão.”
E dobrando a sua correnteza, o rio levou a garça indecisa para bem longe das suas amadas meninas.
Porém , a garça resolveu agir com retidão, fazendo o que é certo: escolheu não dividir e sim somar as amizades das duas meninas com a sua e viveram felizes ali naquele lugar.

Adaptação: Professora Delair


SUGESTÕES DE ATIVIDADES: RETIDÃO
1) Criar combinados - exemplos:
· Fazer o que é correto e encorajar os outros a também fazê-lo.
· Guardar meus olhos, ouvidos, palavras e pensamentos.
· Correr o risco de ficar sozinho por escolher agir certo.
· Rejeitar tudo que possa prejudicar ou poluir minha mente e meu corpo.
· Tratar os outros como gostaria de ser tratado.
2. POEMA:
Eu farei o que é certo
Bons exemplos eu darei.
Vou fugir do que é errado;
Mesmo sozinho vencerei !

O que falo, penso, ouço e vejo
Disso eu cuidarei
E somente aquilo que é bom
Aos outros eu farei.

Tudo isso é importante
Para o meu próprio bem;
Então vou repetir de novo
Bons exemplos eu darei.

3. Lista de pessoas que eu admiro e respeito. Você seguiria o exemplo de quem ?
4. Dinâmicas de situações reais: Exemplo: Um amigo se aproxima de você e ...
a) Pede para fazer algo que seus pais não querem que você faça. O que você faria?

5. Compartilhar experiências pessoais.


6. Versículo para se trabalhar: Salmos 84:11

"Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão."

7. Atividade em folha:

a) Faça uma lista de pessoas que você admira.


b) Você seguiria o exemplo de quem?

c) Por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE ESSA POSTAGEM TE INTERESSOU, POSTE TAMBÉM SEU COMENTÁRIO! MUITO OBRIGADA!!!